INFOGRÁFICO: as cores dos vinhos

Tinto, branco e rosé. É assim que a gente classifica vinhos, certo? 
 
No entanto, as cores dos vinhos variam tanto quanto seu aroma ou sabor. E entre um Syrah e um Pinot noir existem infindáveis tons de vermelho. Assim como entre um Chardonnay e um Pinot Grigio existem matizes mais ou menos dourados e até esverdeados de branco.
 
De onde vem a cor do vinho?
 
O que dá cor ao vinho é um polifenol chamado antocianina, presente nas cascas de todas as uvas. Por isso, todas as cascas, mesmo as das uvas brancas podem dar alguma cor ao vinho. E, a rigor, a intensidade da cor dependeria da maior ou menor quantidade dessa substância, ou seja, do tipo de uva utilizado. No entanto, como o que se usa ao produzir um vinho é o líquido e não a casca, essa intensidade depende também do processo usado para extrair o suco dos frutos e do tempo de maceração do mosto (o tempo que o líquido extraído fica em contato com a casca). Além disso, os taninos, outros polifenóis também presentes nos frutos, colaboram para criar variações na cor do vinhos. São eles que acrescentam tons castanhos aos tintos e dourados aos brancos, por exemplo. A presença de taninos seria uma das razões pela quais a cor do vinho muda quando ele envelhece ou quando estagia em barricas de carvalho. 
 
De modo muito geral (mesmo!), Ricardo Bohn Gonçalves explica que em relação aos tintos, dá para pensar que a cor mais escura sugere um vinho mais encorpado, com mais taninos; Vinhos cor de rubi, podem sinalizar vinhos mais jovens, assim como os mais atijolados indicam vinhos com mais tempo de adega. Vinhos brilhantes em geral possuem boa acidez e quando estão turvos podem estar oxidados. 

No caso dos brancos, os vinhos mais claros tendem a ser mais leves. Quanto mais dourados, mais encorpados ou com mais madeira. Vale a regrinha do quanto mais escuros mais velhos e quanto mais brilhantes mais ácidos. 

Agora, se tiver borbulhas, com certeza é espumante! :)
 
Confira o infográfico abaixo com as muitas cores, tons e matizes dos vinhos. Tim-tim!




Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo, por Ricardo Bohn Gonçalves. Nossa vocação é procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços e oferecer a melhor curadoria para orientar a sua escolha.

Para receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email e seu número de Whatsapp ao lado.

Além de poder comprar seus vinhos por email e por Whatsapp, você também pode escolher seus rótulos favoritos navegando pela nossa adega.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
+55 11 94116-4445
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br