Carne + Malbec: será que harmoniza?

Se existe um par que harmoniza bem é carne vermelha e vinho Malbec. Os argentinos amantes de suas parrillas que o digam! E todo mundo costuma concordar com eles neste aspecto. Mas, afinal, você sabe o porquê dessa combinação ser tão redondinha?

 

Malbecs são vinhos de bom corpo, teor alcoólico elevado, boa acidez, taninos macios, ricos de fruta e sabor. Em geral são envelhecidos em barricas de carvalho, o que os torna mais estruturados e mais longevos. Carnes vermelhas precisam de vinhos com sabor e acidez suficientes para neutralizarem a quantidade de gordura. E esse é o caso do Malbec. Sabe quando você acompanha a carne de churrasco de um molho chimichurri ou vinagrete? Não é à toa. Isso faz com que instantaneamente ela pareça menos rica e menos pesada. Com o vinho é a mesma coisa, por isso anote: churrasco + Malbec funciona. Nossos irmãos argentinos, a gente tem que admitir, estão certos! 

 

O que é o tanino e como ele interfere no vinho?

Cientificamente, taninos são polifenóis, ou seja, substâncias químicas presentes nas plantas. São descritos como tóxicos e cáusticos, o que não deve nos assustar porque alguns deles também são poderosos antioxidantes e têm propriedades terapêuticas. No caso do vinho, estamos falando de polifenóis que existem sobretudo no caule, na pele e nas sementes das uvas. São eles que você percebe quando prova o vinho e sente a boca "seca". Ou quando o vinho parece "pegar" na boca. Falar de taninos não é falar de aromas, nem de sabores. É falar de textura. Tanto mais taninos tem um vinho, mais adstringente você vai senti-lo na sua boca. Também em geral são associados a vinhos tintos, jovens. Isso porque à medida que os vinhos envelhecem, os taninos vão se misturando a outros componentes e tornam-se mais e mais "macios". E aí, do seu lado, alguém vai provar e dizer: "bela estrutura!" 

 

Leia mais:

Guia de Harmonizações
Os top sommeliers das Américas e onde você pode encontrá-los
Dicas para servir um vinho com a elegância de um profissional
Descobrindo Montepulciano

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br