Chablis, um Chardonnay muito peculiar

Ao norte da região de Borgonha, na França, existe uma pequena vila chamada Chablis, famosa por sua igreja do século 12 e pelos vinhedos arrumadinhos nas colinas vizinhas. É de lá que vem os Chablis, o maior tesouro da região. Apesar de produzidos 100% com uvas Chardonnays, os Chablis são uma experiência completamente diferente de Chardonnay.

Chablis é a região produtora de vinhos mais ao norte da França. O que leva muita gente a achar que é isso que empresta a pureza e mineralidade típicas desses brancos. Outra razão é que os Chablis em geral envelhecem em barris de aço. Ou seja, ao contrário do que ocorre com os Chardonnays, dificilmente alguém vai falar de "amanteigados" quando provar um Chablis.

Essa busca da mineralidade perfeita torna naturais as AOCs (Appellation d'Origine Contrôlée) de Chablis. Em função da localização, do tipo de solo, da inclinação e da insolação do vinhedo, existem oficialmente quatro DOCs. Sim, estamos falando de uma região de apenas 5.192 hectares. Sob qualquer ponto de vista, em Chablis tudo é minúsculo, o que inclui a produção.

Os vinhos da AOC Petit Chablis, em geral provem de vinhedos localizados nas regiões periféricas da cidade. Mais ao centro encontram-se os vinhedos de onde saem a maioria dos vinhos da AOC Chablis. São eles que você vai conseguir encontrar no mercado. Os Premier Crus representam 15% da produção da região. Os vinhedos dessa AOC estão situados ao longo do Serena, o rio que percorre a região. Apenas 2% da produção de vinhos em Chablis merece ser denominada um Grand Cru. Aqui a combinação terroir + produtor chega tão perto da perfeição quanto é possível. Os vinhosprimam pelo frescor e pela longevidade.

Em Chablis, o clima é semi-continental, com verões intensos e invernos rigorosos. Mas o que torna a produção de uvas um feito e tanto são as geadas de primavera que podem acabar com a safra.

No passado, era costume usar Chablis para cozinhar e ele exerce muito bem sua função na cozinha. Por conta da acidez, o vinho acaba “limpando" o paladar, o que torna a experiência da primeira garfada eterna. Também funciona perfeitamente com molhos mais cremosos e carnes leves, como aves e peixes. O Chablis é intenso e empresta personalidade ao prato.

Vinhos como o Collet Chablis e o Collet Petit Chablis, você encontra na nossa adega! Venha conhecer!

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo, por Ricardo Bohn Gonçalves. Nossa vocação é procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços e oferecer a melhor curadoria para orientar a sua escolha.

Para receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email e seu número de Whatsapp ao lado.

Além de poder comprar seus vinhos por email e por Whatsapp, você também pode escolher seus rótulos favoritos navegando pela nossa adega.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
+55 11 94116-4445
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br