Como entender os rótulos dos vinhos portugueses

Os rótulos trazem informações essenciais sobre o vinho que está na garrafa. Mas cada país tem exigências específicas para a produção e o comércio de bebidas e,  eventualmente, isso pode confundir. 

 

Hoje vamos fazer o raio X dos rótulos dos vinhos portugueses! Confira.

 

No rótulo:


Produtor
Normalmente é o nome da vinícola que produz o vinho. No caso de grandes grupos, como a Sogrape, o nome da empresa principal também pode aparecer.

Nome do vinho
O “nome de batismo” do vinho

Tipo
Tinto? Branco? Rosé? Verde? 

Classificação
Dentro do território português, existem algumas regras de classificação de vinhos e regiões. Podemos dizer que existem três categorias: a primeira é DOC ou DOP, que significam respectivamente Denominação de Origem Controlada e Denominação de Origem Protegida. Este é o nível mais alto na hierarquia das classificações, já que as regras abordam desde a casta da uva até a forma da colheita! Tudo é extremamente criterioso e vale para a Europa toda.

A segunda é IG ou IGP, que querem dizer Indicação Geográfica e Indicação Geográfica Protegida. As siglas mostram quando um vinho está dentro de uma das 14 regiões produtoras de vinhos de Portugal, mas as regras não são tão restritivas como as DOC ou DOP.

Por fim, a terceira é formada pelos Vinhos de Mesa, que são aqueles vinhos que não se adequam a nenhuma das outras duas categorias. São, normalmente, vinhos mais simples e bem locais.

País de Origem
Portugal

Safra ?
Ano em que as uvas foram colhidas.

Volume
A quantidade de vinho na garrafa

Graduação alcoólica
É a quantidade de álcool presente no volume da garrafa, expressa por porcentagem. 

 

Confira nosso infográfico abaixo:

Leia mais:

Minúsculo Dicionário de Palavras Fundamentais do Mundo do Vinho

Tudo sobre Cabernet Sauvignon

A marca registrada de Bordeaux, o corte bordalês

Vinhos de corte: o melhor de cada uva

Château Andriet e os Bordeaux Supérieurs

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br