Curiosidades sobre a uva Tempranillo

Continuando com nossos posts especiais sobre as uvas mais famosas do mundo, a escolhida da vez foi a espanhola Tempranillo. Confira algumas curiosidades sobre a uva mais importante da Espanha!

A casta, além de famosa, é uma das mais antigas do planeta, a Tempranillo já era cultivada no ano 1000 a.C. na região que hoje é conhecida como a província de Cádis, bem ao sul da Espanha. Hoje, virou a uva típica da Rioja. O nome Tempranillo vem de temprano, que significa cedo, em espanhol. Isso porque ela amadurece antes de outras uvas da região, como a Garnacha. De casca grossa e cachos cilíndricos de tamanho médio, ela adapta-se bem aos mais diversos climas e solos: em Portugal é conhecida como Tinta Roriz, uma uva que pode ser encontrada em vários blends pelo país. Hoje, é a quarta variedade de uva mais cultivada no mundo e é a que mais vem crescendo!

De maneira geral, os vinhos produzidos a partir da Tempranillo são elegantes e bons de envelhecimento, em geral possuem graduação alcoólica alta, de 13 a 14%, textura aveludada, taninos redondos e corpo médio. 

Confira o infográfico abaixo: 

 

Leia mais:

Minúsculo Dicionário de Palavras Fundamentais do Mundo do Vinho

Tudo sobre Cabernet Sauvignon

A marca registrada de Bordeaux, o corte bordalês

Vinhos de corte: o melhor de cada uva

Château Andriet e os Bordeaux Supérieurs

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br