Fatos e curiosidades sobre a uva merlot

Continuando com nossos posts especiais sobre as uvas mais emblemáticas do planeta, a escolhida da vez é a francesa Merlot. Nascida na região de Bordeaux - sim! Ela está no blend mais famoso do mundo, o corte bordalês! E não como coadjuvante, é ela que se contrapõe à austeridade dos taninos da Cabernet Sauvignon e adiciona o aveludado quase sensual tão típicos de um Pomerol ou de um Saint Émilion.  A Merlot é uma uva tinta suave e delicada. Seu nome está relacionado ao pássaro-preto, que em francês se chama merle. A referência é ambígua: pode ser em razão das cores semelhantes do animal e da casca da uva (um preto azulado), mas também pode ser em função da preferência do pássaro por essa casta de frutas! De qualquer maneira, é uma homenagem e tanto, não?

De casca aveludada e um preto intenso, azulado, a Merlot se destaca por ter bagos arrendondados e grandes e pele mais fina (daí ter menos taninos!). Apesar de ser francesa de carteirinha, a uva se adaptou muito bem a outras regiões e, em poucos anos, já estava presente na Itália, Chile, Argentina e claro, Brasil, mais especificamente, na Serra Gaúcha.

Além da fácil adaptação aos mais diversos climas e regiões, a Merlot se destaca por ser uma uva versátil, tradicionalmente usada nos mais importantes blends do mundo do vinho, mas cada vez mais valorizada em varietais. O mais famoso? Château Petrus.

Em geral, é a uva recomendada para harmonizar com as carnes vermelhas, como de boi, cordeiro e porco e aves e com queijos cremosos como brie, cammembert, e gruyère.  E até a nossa feijoada pode ser beneficiar da companhia da merlinha (como alguns franceses a chamam).

Confira no nosso infográfico mais infos e curiosidades sobre essa uva que, se ainda não está na sua adega, vai aparecer rapidinho!

Leia mais:

Minúsculo Dicionário de Palavras Fundamentais do Mundo do Vinho

Tudo sobre Cabernet Sauvignon

A marca registrada de Bordeaux, o corte bordalês

Vinhos de corte: o melhor de cada uva

Château Andriet e os Bordeaux Supérieurs

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br