Dicas para organizar a festa de final de ano à moda de 2021

Organizar uma ceia de Natal sempre parece mais difícil do que de fato é. Para muita gente, o Natal é a confraternização mais importante e aguardada do ano, aquele momento em que toda a família se reúne. Tudo tem que sair perfeito! Mas esse ano as coisas estão meio diferentes, não acha? Devagar, estamos abrindo a porta de casa, com cuidados. Pensamos em algumas dicas para facilitar a organização das festas. 

Capriche em petiscos e antepastos que sejam fáceis de servir
Independente da quantidade de pessoas que você vai receber (poucas, lembre, ainda não está na hora de exagerar!) servir alguma coisa antes do jantar é essencial. Ainda mais no caso da ceia de Natal, que costuma acontecer tarde (às vezes até depois da meia noite!). Além de evitar que seus convidados morram de fome, os aperitivos servem para forrar o estômago e segurar a embriaguez de quem está ingerindo álcool. Comer quando se está bebendo evita efeitos como sonolência, tontura e até náuseas!

Mas, o que oferecer? Amendoins, castanhas e todo tipo frutas secas, inclusive aquelas bem típicas da data, como avelãs, nozes, passas, figos, tâmaras, podem ser colocados em potinhos espalhados pela casa ou simplesmente esparramados em cima da mesa. Até com casca, se você colocar um quebra-nozes do lado para os convidados não quebrarem os dentes quando tentarem morder para tirar a casca. Essas "nuts" possuem lipídios que combinam com cerveja e, claro, com vinho! No caso, para quebrar o sal, sirva um vinho branco para começar a festa.

Além das frutas secas, tábuas de queijos e de frios acompanhadas de pão são práticas e mantêm os convidados entretidos. Nesse caso, além do branco, mantenha algumas garrafas de vinhos tintos por perto. Veja mais algumas harmonizações aqui!

Ofereça bebidas variadas
Os vinhos são excelentes companheiros de jantares e comemorações, mas na hora da organização, considere oferecer alternativas variadas. Além de bebidas não-alcoólicas, como águas (com e sem gás), refrigerantes (pelo menos um tipo) e sucos (muita gente está optando por bebidas mais naturais) é interessante pensar em aperitivos alternativos para quem não é muito fã de vinho, como whisky e cerveja. Drinks são opções divertidas e criam bons temas de conversa. Natal combina com Sangria, por exemplo, o punch espanhol tradicionalmente preparado com vinho tinto da Rioja e frutas diversas, com um toque cítrico. Nosso vizinhos argentinos gostam de servir nas ceias de Natal e Ano-novo o Clericot, uma espécie de sangria originalmente preparada a partir de um vinho tinto claro, leve, o claret. Os ingleses, em busca de alternativas refrescantes de drinks, trouxeram a bebida para o Novo Mundo. Hoje, em vez de claret o vinho branco é a opção favorita para preparar o Clericot. As frutas? A recomendação é brincar com os sabores e as cores, mas sempre incluindo alguma coisa cítrica, como tangerina ou laranja.

Além de tintos e brancos, espumantes e vinhos rosés são ótimas opções para oferecer!

Para não errar na dose, calcule que os convidados vão beber 2 copos de vinho na primeira hora e 1 copo nas demais. Cada garrafa de 750 ml serve algo como 5 copos. Ou seja, se você tiver 10 convidados, eles vão consumir 20 copos de vinho na primeira hora, 30 nas próximas, digamos, 3 horas. Total 50 copos ou 10 garrafas de vinho. (Idealmente, e pensando no verão, compre 5 garrafas de tinto e 5 de branco)

Calcule a quantidade para não sobrar 
Chefes de cozinha não podem errar e preparar comida para 100 pessoas se o previsto são apenas 10. O mesmo vale para nós, pobres mortais que queremos agradar todo mundo uma vez por ano e não estamos vivendo tempos de tanta abundância assim. A regra é ser respeitoso e evitar desperdícios. Tem como calcular a quantidade de comida, sim. Afinal, sobras das ceias são uma delícia no dia seguinte, depois ninguém aguenta mais. Anote: em média, um convidado adulto consome cerca de 200g de carboidratos (aqui entram as massas e o esperado arroz com passas) e 400g de proteína (peru, chester, tender, bacalhau). Um peru médio de 4 a 6 kg alimenta de 8 a 10 pessoas. Calcule 80 g de vegetais, batatas, brócolis, cenouras, por pessoa. 

Os doces, de maneira geral, fazem a alegria dos convidados e fecham a noite com chave de ouro. Como o Brasil é um país tropical, uma sugestão interessante é investir em sobremesas geladas, como sorvetes, mousses e manjares. Nessa hora, os vinhos que cabem são alguns brancos mais suaves, os Tokaji, vinhos do porto e alguns espumantes!

E quanto de espumante comprar? Considere que uma garrafa de espumante serve 6 taças. Se você for servir apenas para o brinde, conte uma taça por pessoa. Mas se o espumante for servido ao longo de toda a festa, calcule pelo menos 3 taças por pessoa em uma festa de 2 horas.

Pense em pedir teste de COVID para seus convidados. Parece estranho? Nem tanto, tem muita gente fazendo isso e OK, talvez uns e outros resmunguem, mas no final todo mundo acaba se divertindo mais...são novos tempos afinal, certo?

Boas festas!

Que tal escolher um vinho na nossa adega?

 

Leia mais:

Dicas para harmonizar as delícias das festas com seus vinhos favoritos

As complexas harmonizações da Páscoa

Minúsculo Dicionário de Palavras Fundamentais do Mundo do Vinho

Dicas para servir um vinho com a elegância de um profissional

Como identificar se o vinho está “azedo”

Como harmonizar

 

 

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo, por Ricardo Bohn Gonçalves. Nossa vocação é procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços e oferecer a melhor curadoria para orientar a sua escolha.

Para receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email e seu número de Whatsapp ao lado.

Além de poder comprar seus vinhos por email e por Whatsapp, você também pode escolher seus rótulos favoritos navegando pela nossa adega.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
+55 11 94116-4445
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br