Mulheres do vinho

Vinhos “de mulher” ou femininos a gente sabe que não existem, mas vinhos feitos por mulheres, esses existem, conquistam mercados, são conhecidos e reconhecidos. E se hoje isso parece “quase” fácil, o mundo do vinho também teve suas “supermulheres”, pioneiras que abriram caminhos e conquistaram reconhecimento numa época em que supunha-se que as mulheres deveriam cuidar da casa e não de vinhedos e vinícolas. 
 
Vale lembrar da mais famosa baronesa do planeta: Philippine de Rothschild, que herdou o Château Mouton Rothschild em 1922 e o transformou numa lenda, mesmo entre os tops Bordeaux.
 
E o que dizer de Barbe-Nicole Clicquot? A história é até bem semelhante. Lá atrás, no início do século 19, a jovem viúva (ela tinha só 27 anos!!!) se viu responsável pelo negócio da família. O resultado? Veuve Clicquot, talvez o mais famoso espumante do mundo! Não à toa, ela ficaria conhecida como a “Grande Dame du Champagne”.
 
OK, saindo da França, você certamente já ouviu falar em D. Antónia Adelaide Ferreira, a Ferreirinha, que está por trás do Barca Velha e provocou uma revolução na produção de vinhos no Douro, em Portugal. E a lista poderia ir longe....
 
De lá para cá, milhares de outras mulheres estão por trás de rótulos excepcionais, movidas pela tradição ou pelo desejo de inovação, em grandes vinícolas ou em pequenos châteaux e, por isso, o brinde hoje é para elas, as mulheres do vinho!

Quer ler mais?
Conheça Bianca Veratti, que fala sobre paixão pelo vinho e os desafios de se tornar uma Master of Wine
E descubra as vinícolas que reúnem pais e filhas para produzir alguns dos melhores vinhos do mundo
 
 

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br