Os tintos que vêm da China

#mundodovinho


Precisamos falar sobre o vinho chinês. Essa é a recomendação da revista francesa Le Figaro Vin. “Os vinhos chineses vão invadir os mercados ocidentais”, avisa a revista, e isto apesar do impacto do COVID-19 sobre as exportações. 


Pequenas experiências aqui e ali na imensidão do território chinês sempre existiram. Mas, OK, mesmo essas pequenas experiências não autorizam a dizer que o vinho faça parte das tradições chinesas. No entanto, tudo na China é monumental, há que se imaginar que cada pequeno movimento faz cachoalharem os mercados de vinho. A China está hoje entre os 10 maiores produtores de vinhos do mundo, com uma classe média e jovem nos grandes centros urbanos que coloca beber vinhos à la française, sobretudo os tintos, entre as boas coisas da vida.  E, se potencial de mercado e histórico do país lançam mais perguntas do que respostas, os vinhos que estão vindo de Ningxia, região autônoma situada no norte da China, cuja capital é Yinchuan, vem sendo testados fora da China, e…. aprovados. Ningxia fica na mesma latitude de Bordeaux. Tem mais de 200 vinhedos que já produzem um quarto do vinho chinês. O foco dos produtores da região (muitos deles, mulheres!) é produzir vinhos de qualidade compatível com os mercados internacionais. Fique de olho em produtores como Helan Qingxue, Kanaan Winery e Silver Heights.


Fora de lá, o crítico e especialista James Suckling, chama a atenção para os rótulos de dois empreendimentos internacionais. Ao Yun Shangri-la, da vinícola do grupo LVMH (Louis Vuitton Moêt Chandon e Henessy), situada no terroir do Himalaia, onde os vinhedos ficam a mais de 2200 metros de altitude. E o Long Dai Qiu Shan 2018, investimento de outro grupo francês, DBRLafite, sim, os donos do Château Lafite. 


Voltamos a falar de vinhos na China logo, logo! Até lá, conte para nós: já experimentou algum tinto chinês?

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo, por Ricardo Bohn Gonçalves. Nossa vocação é procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços e oferecer a melhor curadoria para orientar a sua escolha.

Para receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email e seu número de Whatsapp ao lado.

Além de poder comprar seus vinhos por email e por Whatsapp, você também pode escolher seus rótulos favoritos navegando pela nossa adega.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
+55 11 94116-4445
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br