As mais belas vinícolas

Saiu a lista da World Best Vineyards de 2021 e fomos revisitar a atualizar a nossa lista: as vinícolas que eu elegeria como as mais incríveis que já conheci.. Lugares que combinam arquitetura surpreendente, cenários magníficos e, claro, excelentes vinhos!

Na lista de Ricardo Bohn Gonçalves tem várias que estão entre as premiadas. Mas listas são curadorias, e ele divide a dele com você, explicando as razões, claro!

Antinori nel Chianti Classico, Toscana, Itália

Pode ser que seja só porque fica na Toscana e porque a família Antinori está no negócio do vinho desde 1385, o que já é bastante impressionante. Mas a construção 'quase uma escultura', projeto do arquiteto italiano, Marco Casamonti, é de tirar o fôlego!

Vinícola Robert Mondavi, Napa Vale, EUA

O gigantesco arco da entrada, com as videiras alinhadas atrás e as montanhas ao fundo fazem você se sentir em um cenário hollywoodiano. A vinícola patrocina uma série anual de concertos há 50 anos. E nem pense que é coisa pequena, caseirinha, Tom Jobim e Ella Fitzgerald já se apresentaram lá.

Vinícola Opus One, Napa Vale, EUA

Fica em frente à Mondavi e faz vinhos do mesmo modo, só que em parceria com o Château Mouton Rothschild. Para mim, o Opus One é o melhor 'Bordeaux' do Napa Vale. O prédio combina imensos espaços circulares e escadas em espiral com vistas deslumbrantes tendo ao fundo as montanhas do Napa. E céu digno de um Oscar!!

Bodegas Ysios, Laguardia, Rioja, Espanha

A vinícola foi concebida para ser um templo do vinho, idealizado pelo polêmico e extraordinário arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O desenho do telhado foi pensado para acompanhar as montanhas da Sierra Cantabria, que protegem a Rioja dos frios ventos do norte, e emolduram o prédio. É monumental e impactante, mas valeu ao senhor Calatrava um processo milionário porque ninguém até hoje conseguiu resolver o problema das.. goteiras (?!!) Vale mencionar que a região é sabidamente chuvosa. O caso, até onde consegui descobrir, ainda não tem um desfecho.

Marqués de Riscal, Elciego, Espanha

Para quem já visitou o Museu Guggenheim de Bilbao, qualquer semelhança não é mera coincidência. Ambos são projetos ousados e com cara de ficção científica do arquiteto canadense, Frank Gehry. Ao lado da antiga Bodega del Marques de Riscal, uma das mais tradicionais da Espanha, foi construído um complexo de edifícios desenhados para compor a Cidade do Vinho do século 21 e que abrigam um hotel cinco estrelas, um spa e um restaurante comandado pelo celebrado chef Francis Paniego.

O. Fournier, Mendoza, Argentina

Concebido pelo escritório Bormida & Yanzon, o projeto da O. Fournier faz você mergulhar numa experiência futurística. De todos os lados, imensas paredes de vidro trazem as montanhas e a planura de Mendoza para dentro da vinícola. Apesar do cartão postal da vinícola parecer a foto de uma espaçonave, tudo ali é pensado para ser minimamente invasivo para a paisagem e sustentável.

R. López de Heredia, Rioja, Espanha

Faz o famoso Viña Tondonia Gran Reserva, um dos vinhos inesquecíveis da Rioja. O projeto do novo prédio nasceu justamente para celebrar o 125o. aniversário da vinícola e a arquiteta é uma estrela premiada com o Pritzker Prize, Zaha Hadid, inglesa, de origem iraquiana. Apesar da construção principal ser tão moderna que chega a ser dramática, convive lado a lado com os prédios mais antigos, que acabam representando o passado da casa tradicional.

De fato, vinhos, mais do que nunca andam combinando com arquitetura. Uma tendência que talvez tenha que ser vista com algum cuidado e sem exageros. Porque, na verdade, uma vinícola precisa mesmo é de quatro paredes e um telhado que não deixe passar água.

Certa vez, fui visitar a vinícola Mount Edward, na Nova Zelândia. Aninhada numa paisagem de belíssimas montanhas como todas as outras, vinhedos verdes enfileirados nas colinas, céu muito azul. Mas simples. Tudo muito simples, a começar pelo proprietário que chegou de bermuda e montado em um caminhãozinho. Quatro paredes com um sólido telhado. Lá dentro degustei um dos melhores Pinot Noir da Nova Zelândia. Precisa de mais?

De todo modo, a Rippon Winery foi premiada no Best World's Vineyards e, apesar de mais sofisticada, guarda esse espírito da Nova Zelândia de excelência sem luxos. 

 

E a Quinta do Castro também entrou na lista das tops do mundo! Não tinha incluído essa vinícola na minhas lista, mas com toda certeza de todas as regiões vinícolas que já visitei, o Vale do Douro é a mais incrível. A beleza selvagem e íngreme das margens do Douro é impressionante!

 

E você? Qual a sua vinícola favorita? 

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo, por Ricardo Bohn Gonçalves. Nossa vocação é procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços e oferecer a melhor curadoria para orientar a sua escolha.

Para receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email e seu número de Whatsapp ao lado.

Além de poder comprar seus vinhos por email e por Whatsapp, você também pode escolher seus rótulos favoritos navegando pela nossa adega.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
+55 11 94116-4445
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br