A uva Roussanne e os brancos do sul da França

Roussanne, já ouviu falar? Pois é, uva ilustre, mas pouco conhecida. Originária da região do Rhône, no sul da França, é uma variedade de uva branca e nobre. Entra no blend de alguns vinhos inspiradores que você conhece como os das AOCs Hermitage, Vins de Savoie, Crozes-Hermitage, Saint Péray, Saint Joseph, Côtes du Rhône, Châteauneuf du Pape, Corbières…

Precisa de temperaturas amenas e um longo período de calor para amadurecer e é suscetível a algumas pragas, o que lhe valeu a reputação de “uva difícil”. Mas ali, na sua “terra”, que inclui também a Savoie, o Languedoc e o Roussillon, ela produz vinhos potentes e elegantes, de uma bela cor amarelo-pálido, com boa acidez e que costumam envelhecer bem. Nos blends, ela garante aromas mais intensos e complexos, além da elegância. Fora da França, ela se deu muito bem na Califórnia, onde durante muito tempo foi confundida com outra uva, a Viognier. Dessa falamos em outro post!

Leia mais sobre #mundodovinho no Instagram da RBGVinhos @rbgvinhos, vá lá conhecer!

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo, por Ricardo Bohn Gonçalves. Nossa vocação é procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços e oferecer a melhor curadoria para orientar a sua escolha.

Para receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email e seu número de Whatsapp ao lado.

Além de poder comprar seus vinhos por email e por Whatsapp, você também pode escolher seus rótulos favoritos navegando pela nossa adega.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
+55 11 94116-4445
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br